terça-feira, 17 de junho de 2014

Grande número de animais soltos pela cidade, e ausência de campanhas contra raiva tornam a situação um alerta.


O cão é o melhor amigo do homem. O título já é milenar, mas há exceções. O grande número de cães abandonados pelas ruas da cidade – e a ausência de campanhas de vacinação contra raiva – tem preocupado a população Arapotiense. Infelizmente, nestas condições, estes animais se tornam uma ameaça real para crianças, adultos e idosos.

Nesta semana, o Blog Voz do Povo recebeu várias denúncias sobre cães perambulando pelas ruas da cidade. “Não há um horário específico. Tenho medo de ir trabalhar de manhã, ou de voltar de um dia de serviço e encontrar com uma ‘fera’”, diz uma senhora que não quis se identificar, mas que já foi vítima de ataque de cão; e hoje pude ver a situação com os próprios olhos e pude ver o desespero das pessoas quando envoltos por esses cães, o medo das crianças e o perigo para os idosos... 

Zoonoses
Além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. “Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva – também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato”, explicou a veterinária.

“A evolução da doença, tanto nos animais quanto no homem, se dá de forma rápida. Seus sintomas neurológicos são, por exemplo, falta de coordenação motora, ataxia, agressividade, entre outros. Após passar o período de incubação e iniciados os sinais clínicos, não há tratamento e a doença é invariavelmente fatal”, complementou a veterinária.

Aqui em nosso Município, há muito tempo não tem campanhas de vacinação contra raiva; e as autoridades precisam se conscientizar dos riscos que esses cães abandonados estão causando à população, pois já podem ser considerados problemas de Saúde Pública, e alguma medida deveria ser tomada imediatamente.

O Poder Público poderia formalizar, um pedido para as pessoas parar de alimentar esses cães na rua... Se gostam tanto desses animais; que os levem para suas casas e assim diminuiria e muito os cães de rua; outra medida seria fazer um local descente, mais provisório onde os cães receberiam cuidados necessários até que alguém decidisse adotá-los. Seria uma forma humana de cuidar dos animais, que deixariam de ser um risco à população.

Cuidados a ser tomado quando somos mordidos ou arranhados por animais: 

1°) Lavar o ferimento com água e sabão e usar um desinfetante;
2°) procurar, logo em seguida, um médico ou um hospital;
3°) Localizar o proprietário do animal
4°) não matar o animal, mas observá-lo pelo período de 10 (dez) dias. Se houver alteração em sua saúde, consultar











Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.