sábado, 12 de julho de 2014

ALERTA: Crianças que frequentam creches e escolas podem ser mais vulneráveis a doenças respiratórias



As crianças que começam a frequentar creches ou escolas podem ficar mais vulneráveis a doenças respiratórias, principalmente gripes e resfriados. O alerta é do pediatra do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, Rodney Fonseca de Carvalho.

"Quando a criança vai para uma escolinha, vai pra uma creche ou entra mesmo na escola mais tarde, ela entra em contato com uma coletividade, um grupo de pessoas e há, normalmente, uma troca de vírus. Ela entra em contato com vírus que ela habitualmente na sua residência não estava acostumada. Então, é muito comum nos primeiro meses que a criança que entra na creche, que entra na escola, que ela apresente infecções virais. Isso é um fato muito comum".

A filha da consultora financeira Helane de Souza tem dois anos de idade. Helane conta que, desde que a menina começou a frequentar uma creche, os episódios de gripes e resfriados viraram rotina em casa.

"Foi mais ou menos em umas duas semanas ela começou a adoecer. Duas semanas de creche. Muita virose. O contato com outras crianças eu acho que foi o que fez ela adoecer. Muitas crises de gripe, de resfriado. A garganta inflamava sempre. Foi uma luta. Eu levei ela em um alergista e ele pediu alguns exames e constatou que ela tinha um probleminha na imunidade. Passou um tratamento pra ela, deu uma melhorada, mas mesmo assim ela ainda adoecia. Na escola eles falavam que era um período de um ano mesmo para adaptação para a imunidade ficar forte".

O pediatra Rodney Fonseca de Carvalho explica também o que os pais devem fazer para proteger as crianças pequenas contra as doenças respiratórias.

"Seria o ideal o aleitamento materno pelo mínimo até um ano, se possível, ou até seis meses no mínimo. E o calendário de vacinação estar completo. As crianças estejam com todas as vacinas em dia. E, fora isso, procurar uma alimentação saudável, procurar vestir a criança de acordo com o clima, no caso de dias mais frios agasalhar".

 As crianças de zero a cinco anos que não foram imunizadas durante a campanha de vacinação do Ministério da Saúde deste ano devem procurar um posto de saúde para receber a dose. A vacina contra a gripe combate os três subtipos do vírus que mais circulam no inverno. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.