De que maneira você consegue enxergar a sua cidade?
Quando nos deparamos com entulhos de construções nas calçadas, lixos nas ruas, fundos de quintal, e tantos outros, chama a nossa atenção, porque não combina cidade com lixo pra todo lado e cidade limpa agradável de se viver com qualidade de vida. No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia. Nosso país é considerado um grande reciclador de alumínio, mas ainda reaproveita pouco os demais resíduos como vidros, plástico, papel e os pneus que utiliza em suas atividades vejam.
Produção nas grandes cidades brasileiras:
· 39%: papel e papelão
· 16%: metais ferrosos
· 15%: vidro
· 8%: rejeito
· 7%: plástico filme
· 2%: embalagens longa vida
· 1%: alumínio
A premissa básica é a separação na origem, ou seja, cada cidadão e organização devem separar os resíduos recicláveis para que possa encaminhá-los de maneira correta, seja para reuso, reciclagem ou aterro.
A realidade não é diferente em todas as cidades, lixo e mais lixos são jogados em locais inapropriados, causando revolta de moradores e de pessoas que se ficam indignados com a realidade, a baixo veja o relato de uma cidadã:
“Boa tarde José, moro na gleba A e hoje descendo por uma das estradas que dá acesso às chácaras me deparei com tal imagem sacos jogados próximos às plantações de pinos. Não é a primeira vez que me deparo com tal descaso. Muitas das vezes são sacos de lixos e hoje foram roupas. As pessoas se livram do entulho em qualquer lugar da nossa cidade só porque não querem em sua residência, mas essa atitude é muita errada. Essas roupas poderiam ser doadas não é mesmo?! Quando vi essa imagem pensei em compartilhar contigo, quem sabe temos aqui uma boa matéria pra conscientizar as pessoas a zelar mais do meio ambiente descartando lixo no local certo e roupas que não querem mais doando para quem precise”. O que acha? Segue fotos...
O que dizer de uma situação dessas? Falta de consciência? Falta de educação? Falta do que fazer? Se eu fossemos falar tudo que pensamos a censura nos condenaria... Mas é de ficar revoltado com a situação. As pessoas que conseguirem flagrar esse tipo de coisa tem que denunciar, pois com tantas pessoas que passa frio e as entidades já começando a fazer as campanhas para arrecadar roupas para os mais carentes e um sem noção faz um serviço desse.
Bom isso aconteceu próximo ao residencial em direção ao Aeroporto, mas também acontece por todos os lados e arredores da cidade. Já tivemos denuncias de desrespeito na mata próximo a Vila Santo Antônio, na entrada para a Gleba “A” em frente à Medsonda, na própria Gleba “A” próximo ao Pindorama, na estrada que da acesso a Gleba “B” pelo Aeroporto. As pessoas jogam desde sofá a todo tipo de sujeira, esse pessoal que mata boi e porco para vender aí sem fiscalização jogam os restos na entrada da Gleba “A” incomodando os moradores que precisam usar este caminho para ir trabalhar... Isso quando não cometem crueldade contra animais (Cães e Gatos) recém-nascidos que são abandonados à própria sorte, e na verdade estão cometendo um crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.