Cerca de trinta profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do município passaram recentemente por capacitação e sensibilização para o diagnóstico precoce de tuberculose.
A palestra foi ministrada pelo médico pneumologista Rangel Olsen, de Ponta Grossa. Ele falou sobre os principais sintomas da doença, os exames para a detecção precoce e os procedimentos que devem sem tomados em casos de suspeita.
Márcia Giglio, chefe da Vigilância Epidemiológica, lembra que casos de tuberculose em Arapoti são relativamente frequentes, mas que o tratamento é simples e eficaz. “Ele [o tratamento] é totalmente gratuito, oferecido pelo SUS e tem duração de seis meses. Se a pessoa seguir as orientações corretamente a cura total é garantida”, afirma.
A doença
Tuberculose é uma doença infecciosa causada por bactérias que afeta principalmente o pulmão, mas podendo afetar também outras áreas do corpo, como ossos, rins e meninges.
Tosse persistente por mais de duas semanas, sudorese noturna e febre baixa são alguns dos sintomas mais comuns. Caso você apresente algum desses indícios procure uma Unidade Básica de Saúde. “Tuberculose é transmissível. Familiares e pessoas de contato próximo com o doente também devem procurar um médico”, complementa Márcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.