Conforme aprovação em plenário às comissões CESAS/COSP se fizeram presente na data de 12 e 13 de maio na cidade de Curitiba Estado do Paraná, onde participaram das respectivas reuniões:
1. SANEPAR
A reunião teve inicio às 12 Horas com o Presidente Sr, Munir Chaowiche os Vereadores Claudinei José Moreira, Silvio de Jesus Trindade, Marineo João Mendes Ferreira, João Maria Bueno Bonfim e a Vereadora Nerilda Aparecida Penna os quais entregaram as reivindicações e apontamentos elencados na Audiência Pública realizada pelo poder Legislativo Municipal que tratou do plano de saneamento básico (PMSB)
Também foram abordadas as questões relacionadas a cobrança de tarifa mínima hoje praticada pela prestadora, bem como o porquê da não cobrança pelo consumo real de água por metro³.
Entre outros, o Presidente apresentou aos vereadores uma planilha comparativa entre a SANEPAR e outras companhias prestadoras em outros Estados Brasileiros onde se registra taxas relativamente mais altas do que as praticadas pela SANEPAR.
Reafirmou que o índice de cobrança das taxas e obtido através do rateio feito entre os custos de todos os municípios onde a SANEPAR é prestadora, o que reduz o custo individual dos usuários.
Disse também que se a SANEPAR adotasse o sistema de cobrança por m³, tornaria excessivamente mais alto o fornecimento de agua ao consumidor final, exemplificou e apresentou estudos e planilhas do Estado do Rio Grande do Sul, onde essa metodologia e aplicada.
A reunião se encerrou ás 15;00 horas e ficou registrado o protocolo naquela entidade.
2. SESAS/Protocolo nº 13-612-438-2
A reunião teve a participação dos vereadores Claudinei José Moreira, Silvio de Jesus Trindade, Marineo João Mendes Ferreira, João Maria Bueno Bonfim juntamente com a Vereadora Nerilda Aparecida Penna e a Secretaria de Saúde Municipal Srª Talita Kluppel, também presente a Srª Nivea Nalu Mulher os quais registraram junto ao Diretor geral da SESAS Sr, Sezifredo Paz, as reivindicações e apontamentos relacionados a reabertura do Centro Obstétrico do Hospital Municipal 18 de Dezembro.
Ficou pontuado a necessidade da reabertura, os meios necessários bem como o comprometimento da gestão em disponibilizar os meios necessários para a eficácia do que se pede.
Também ficou estabelecido que nos próximos trinta dias a comissão e demais participantes desta se reuniram novamente visando uma maior otimização do serviço.
Entre as reivindicações, estão um novo aparelho de Raio-X, um aparelho de ultrassonografia, mobiliário e equipamentos para a UBS do Jardim Aratinga, e utensílios cirúrgicos necessários no Centro Obstétrico do Hospital Municipal 18 de Dezembro.
Ao termino da reunião, o Diretor geral solicitou que seja encaminhado formalmente todas as reivindicações de forma pormenorizada e individual. E declarou estar ciente da problemática e se disponibilizou para somar resultados que atendam o Município de Arapoti.
3. DER – DEPARTAMENTO DE ESTRADAGEM:
Ás nove horas do dia 13 de maio de 2015 na sala de reunião do Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná, os Vereadores
Claudinei José Moreira, Silvio de Jesus Trindade, Marineo João Mendes Ferreira, João Maria Bueno Bonfim foram recebidos pelo Representante do Secretario de Infraestrutura do Estado do Paraná Sr, José Richa Filho, e teve como pauta as reivindicações elencadas na Audiência Pública por mais segurança no perímetro urbano da Pr- PR-092 em nosso Município.
Foi esclarecido pelo DER, que o processo de implantação dos radares solicitado naquela oportunidade, se encontra em fase de Licitação e que tão logo seja possível teremos a colocação dos mesmo em pontos definidos através de estudo já realizado pelo departamento.
Oportunamente se obteve também a informação de que existe a possibilidade da construção de uma terceira faixa em ponto especifico afim de desafogar o trafego intenso de veículos pesado.
CONCLUSÃO:
Conforme demonstrado acima, foi realizado o propósito das Comissões em informar, esclarecer, representar e reivindicar os quesitos elencados através das Audiências Públicas Realizadas por este poder.
Concluo que as comissões deverão tornar esse dialogo permanente e costumeiro, sempre com transparecnia e seriedade no intuito de avançar cada vez mais nas ações e serviços públicos ofertados.
Arapoti –Pr, 14 de Maio de 2015
Claudinei José Moreira
Presidente e Relator
Tivemos audiencia publica sobre a água,não vai adiantar nada pois o contrato com a prefeitura de arapoti ´já esta meio certo o povo vai pagar a conta,to indignado com a adimistração da prefeitura,a prefeitura é um cabide de emprego,emprega pai,filho,nora e quantos tiver na familha (é cargo comicionado poe a familha inteira)as viagens pra cidade de fora os nossos doentes não são tratados com dignidade,tem pacientes idosos q nem mesmo são deixados na porta do hospital isso por que não é o seu parente.Cade a escola do atletico foram apagados os sonhos das nossas crianças de um dia ir visitar um time grande seu secretario cade o dinheiro para a cobertura do bianor nunes acabou o dinheiro?cade a picina para o povo seu secretario teve em curitiba com o giba ele sim dedicase ao esporte??aqueles q trabalharam no sol escaldante segurando sua bandeira hoje só servem para limpar a privada.Isso é um desabafo tenho vergonha dessa adiministração e serr um arapotience
ResponderExcluirVai ser sempre assim a sanepar dita as regras impõe o tipo de cobrana que ela quiser e ninguém de nossos representantes tanto do executivo como legeslilativo vai ter peito de por um fim nessa pilantragem de tipo de cobrança praticado contra o povo que depositou toda confiança nesse povo que estão nos representando na prefeitura e na camara de vereadores. É tão fácil é só contratar outra empresa e pronto se não der certo pelo menos foi tentado fazer alguma coisa mais pelo jeito é mais facil aceitar as enchida de linguiça que os chefe da sanepar enfia guela abaixo em nossos representantes. mais vai ter votação vamos ver quem são os vereadores que realmente esta do lado do povo fazendo valer os voto que depositamos neles
ResponderExcluirPare de chorar Geam, quando o povo (em sua grande maioria) decide e opina sobre diversas situações, vale a democracia (maioria). Já para os descontentes, ou ajuda ou pede pra sair! O teu caso, pelo desabafo, é útil a sua saída para outro lugar, vá embora, viva novos ares, veja se outros lugares estão desse jeito e reflita. Repito, viva outros ares, não me venha com exemplos de que em outro lugar é assim, só pelo o que ouviu os outros falarem! Da mesma forma que você reclama, outros falam bem de Arapoti! Se não entendeu a mensagem que escrevi, acho que assim você entenderá: PEDE PRA SAIR, VÁ EMBORA, SE MUDE, SE AQUI NÃO PRESTA PROCURE OUTRO LUGAR E DEIXE O POVO QUE ESTÁ CONTENTE VIVER!!!
ResponderExcluir