segunda-feira, 6 de julho de 2015

ABERTURA DA 10ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE ARAPOTI.


“Cuidar bem das pessoas e com qualidade foi o enfoque da 10 Conferência de saúde de Arapoti, que aconteceu nos dias 03 e 04 de julho no Centro Estudantil”

Os trabalhos começaram no dia 03 as 18H30Min, no centro estudantil com a presença dos profissionais da área de saúde, autoridades presentes, usuários do sistema único de saúde e palestrantes. 
Representando o Ministério Publico o Dr. Lucas Macedo, disse que é muito importante a participação dos procuradores de justiça nos assuntos de alta relevância, principalmente quando se trata da saúde das pessoas, afirmou que a conferência é um aprendizado, pois os temas são muito ricos em conteúdo e os debates serão pra melhorias e qualidade na saúde pública.

A secretaria de saúde de Arapoti, Talita Kluppel dos Santos, disse que a conferência é muito importante e que realmente as propostas que sairão das discussões das pré-conferência e elencadas pela população possam realmente serem coerentes e que a Secretaria de Saúde juntamente com a Administração possam realmente serem executáveis na política pública de saúde, disse que é muito importante os assuntos abordados porque é nas conferências que se retiram as boas propostas para o crescimentos dos serviços prestados pelos profissionais de saúde de Arapoti, explanou que o Prefeito Braz confiou a Administração da Saúde para que ela pudesse administrar, disse que a saúde não é dela e sim do povo, enfatizou  “ nós temos planos, o prefeito tem planos, a população tem planos, mas afirmou que Deus é perfeito e bom no que ele  faz”, finalizando disse que espera que os trabalhos sejam desenvolvidos da melhor maneira possível .


Representando a 3 Regional de Saúde, a Sra. Sheila Mainardes, disse que os trabalhos desenvolvidos nas conferências anteriores e discutidas principalmente nos bairros com as representações populares servirão de pauta na conferência e após desenvolvidos os documentos necessários serão levados para serem discutidas na conferência estadual de saúde e na sequência na conferência Nacional, disse que o estado do paraná é municipalista e o governo tem feitos muitos investimentos na saúde no paraná, garantindo mais de 1 milhão e Quatrocentos mil, recursos de capital, construção de unidade básica, reforma, ambulância, transporte sanitário que logo estava sendo libera e a verba de 200 mil para custeio, até porque é de suma importância a atenção primaria na saúde, trazendo qualidade na saúde do povo, finalizando parabenizou os profissionais evolvidos no evento, colocando a regional de saúde a disposição da comunidade.


Na oportunidade com a fala do presidente do conselho de saúde municipal Divair da Silva ao compor a mesa diretora, relatou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos conselheiros, durante os anos que esteve como presidente, disse que enriquece muito mais os temas quando há a participação de comunidade nos assuntos debatidos na conferência, enfatizou os trabalhos desenvolvidos pelos 24 conselheiros durante o tempo no conselho, foram realizadas 16 pré-conferências, 291 pessoas participaram, foram retiradas 130 propostas, que estarão sendo discutidas e votadas pelos delegados, que foram eleitos nas pré-conferência.

Divair elogiou o trabalho e todo o esforço da Juliane, na realização deste evento.  

  ” foi um trabalho árduo de importância para a construção de políticas públicas,  mas a gente sabe que é  assim que os trabalhos são realizados”. 

Divair também abordou a baixa frequência da população afirmando que a culpa  são dos políticos mesmos, “ nós desencantamos os cidadãos que acreditam em nós em uma campanha política,  e depois não vê as propostas sendo executas, esse desencanto se torna visível em uma conferência dessa, pela baixa presença da população, cabe a nós fazer com que o povo volte a se encantar com as políticas de saúde pública, o SUS é o maios sistema de saúde do mundo e cabe a nós fazer com que ele funcione” enfatizando no final com agradecimentos a todos os conselheiros que arduamente desenvolveram suas atividades dentro do conselho municipal, ao palestrante Dr. Marco Antônio e  Dra. Keli, autoridades presentes.



O palestrante Dr. Marco Antônio Teixeira, procurador de justiça do ministério público do estado do Paraná, em tela fez uma profunda abordagem dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos profissionais de saúde pública e sistema único de saúde, importante para o controle social, comentou sobre os problemas da atenção básica da saúde pública, abordando a importância da conferência disse “ estamos no ponto mais alto do sistema único de saúde , a conferência é muito importante para nós” , abordou em tela sobre o tema Cuidar bem das pessoas e com qualidade.
A 10ª Conferencia Municipal de Saúde continuou  no Sábado durante o dia todo e nesta semana tentaremos uma entrevista com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, para saber tudo que foi abordado e os resultados deste importante evento.





























Presidente da Câmara participou do evento

Vereador Marineo ferreira ao lado do Romanti Conselheiro Tutelar

Quadros pintado pelos Pacientes do CRAS.


Um comentário:

  1. Apenas uma correção os quadros foram pintados pelos pacientes do CAPS, bem como os entalhes expostos na entrada do evento. Parabéns a Gerente (Flavia) da Unidade CAPS.

    ResponderExcluir

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.