segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Secretaria de Saúde estará desenvolvendo o “DIA D” no outubro Rosa: conscientização sobre detecção do câncer de mama.




Outubro esta se tornando um mês onde todos os profissionais da área de saúde disponibilizam um pouco do seu tempo para a conscientização sobre detecção precoce do câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Arapoti, desenvolverá neste dia 17 (sábado) um trabalho denominado de “DIA D”, que é dedicado à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, para isso serão disponibilizados para as mulheres arapotienses exames de mamografia. Este exame pode detectar nódulos de mama em seu estágio inicial. Por serem pequenos, esses nódulos têm menor probabilidade de disseminação e mais chances de cura, também haverá outras atividades sendo desenvolvidas.

Bem descontraída e com muitas informações sobre o "OUTUBRO ROSA" a nossa reportagem recebeu a Secretaria de Saúde Sra. Thalita Klupel, que comentou um pouco mais sobre os trabalhos que serão desenvolvidos neste mês e principalmente no dia "D". 

Talita: comenta um pouco sobre o evento.

Bem, durante todo este mês cada unidade de saúde estará desenvolvendo trabalhos sobre o tema, e agora neste próximo Sábado dia 17,  na Unidade de Saúde do Materno Infantil, estará acontecendo o “DIA D”. 
Teremos palestras e algumas atividades para as mulheres, o evento acontecera das 8h30min até as 16h, e os trabalhos terão algumas ações muito parecida com o “Agosto Azul” com exames rápidos de detecção do vírus HIV, Sífilis, hepatites, sera muito importante para as mulheres que nunca fizeram o teste rápido, e o resultado sai na hora. Cuidados de beleza, exame na detecção do câncer do colo do útero, mulheres hipertensas e diabéticas, os exames serão disponibilizado principalmente para as mulheres que não tem o abito de irem as unidades de saúde. Comenta ainda a secretaria que é muito importante a presenças das mulheres neste dia “ entendo que se alguma mulher não puder ir neste dia que é muito importante o mesmo trabalho é realizado nas unidades de saúde, o preventivo, outra preocupação é com a saúde da mulher hipertensa ou diabética, elas que procurem as unidades de saúde” comenta.

O município de Arapoti tem como referência para fazer as mamografias, o município de Ponta Grossa. Os exames são agendado para as mulheres encaminhadas pelos médicos que trabalham nas unidades de saúde, e uma das grandes dificuldades que a secretaria vem enfrentando, é que os exames são marcados, em Ponta Grossa e com isso é feito toda a logística para o transporte dessas mulheres e uma grande parte simplesmente não comparece causando um transtorno, pois o Governo do Estado, disponibiliza médicos e equipamentos que poderiam ser usados por outras mulheres. É importante entender que depois de agendado elas deverão comparecerem, pois quando isso acontece, alem de ela mesmo não se cuidar, acaba ocupando a vaga de outras pacientes que necessitam do exame.

Talita, comentou também sobre as reformas nas unidades de saúde, como a da Unidade da Vila Romana que faz necessário devido problemas hidráulicos, elétricos e estruturais, e reafirmou que comunidade da Vila Romana passarão a ser atendida na Nova Unidade de Saúde do Aratinga, que logo estará sendo inaugurada. 

Disse ainda que as reclamações ou elogios sobre a saúde, existe um canal aberto para a população, que é a "OUVIDORIA", que colhe os fatos e analisam,  depois é dado uma resposta ao usuário, e quando necessário é aplicado as medidas cabíveis ao caso.

Para finalizar comentou ainda que as mulheres devem ficar atentas, e caso perceba algum dos sinais, procure um médico, os principais sintomas são: Aparecimento de nódulo na mama ou axila, Alteração na forma ou tamanho, alteração no aspecto da pele ou do mamilo e a saída de secreção pelo mamilo.

5 comentários:

  1. Nada contra a campanha, ao contrario deveria sim existir a concientizaçao o ano todo, !! Agora contra sou pela falta de humildade desta moça que deixa a gente plantada a espera de atendimento no corredor da secretaria,p falar c ela é um parto.... pareçe que tem o rei na barriga, .

    ResponderExcluir
  2. Esta talita acha q esta fazendo favor em atender a gente, so trataa bem os rico.

    ResponderExcluir
  3. Talita pareçe que disciplinou o atendimento na area de saude em Arapoti, como ela quer..... MAL atendimento em todos os locais,!!!!!! tanto aqui no posto da vila quanto no hospital.....afff, quanto descaso c o povo.!!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tivemos uma secretária q nos tratou com tanto descaso e desvalorizaçao do nosso trabalho. Faz o q bem entende e o que quer, que se lixem o povo e a gente!! Deveria ser mais humana c as pessoas e tratar a gente c respeito!! Idgnada com tudo isto!!

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que ela vai dar explicações para a emprensa pois a saúde em arapoti é uma merda não sei em outros postos de saúde mas na vila romana nem preventivo a gente consegue fazer mais pois os dias que fazem é por fichas igual de médico acabou a ficha não se faz exame mais volte o outro dia e o outro até a gente desistir e aí vem essa Talita querer dizer que tudo está perfeito o povo não é besta não.

    ResponderExcluir

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.