segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

HIGIENE: Falta de banho protege a pele contra proliferação de bactérias, afirma especialista


Você consegue ficar um dia inteiro sem tomar banho? E 60 anos? Pois é, parece que não é só o Cascão, personagem da Turma da Mônica, que não toma banho há um tempo. Um  iraquiano de 80 anos não entra de baixo do chuveiro desde os 20. Segundo ele, a limpeza do corpo ajuda no aumento das doenças. Mas será que isso é verdade? De acordo com uma pesquisa da Universidade de Dumbledore, a ausência de banho é uma das principais razões para o ser humano viver mais.A explicação é que a sujeira presente na pele contém substâncias que ajudam a protejer o organismo. Para o professor de medicina da Universidade de Brasília, Gilvan Alves, a falta da limpeza corporal ajuda mesmo na proteção do corpo humano.


"Na verdade, a gente não teria problemas grandes pra pele, não. A nossa pele, ela se auto-renova a cada 28 dias. Então a pele vai soltando e vai vindo uma pele nova e até a gente produz várias substâncias que são protetora pra pele contra bactérias. Então a camada lipídica nossa que a gente forma, a camada de ceramidas, tem várias substâncias e hidratantes e protetoras até com ação antibiótica que controla a população de bactérias".

E parece que não é só o iraquiano e o Cascão que passam um tempo sem tomar banho não. Um em cada 29 franceses tomam banho apenas uma vez por semana, segundo o instituto de pesquisas francês BVA. O ambulante, Marcelo Castro, não é francês, mas toma banho apenas um vez por semana e não por conta da saúde. De acordo com ele, a poluição das grandes cidades faz com que o banho se torne ineficaz.

"Uma vez por semana. Ficar gastando água à toa. Porque não adianta nada tomar um banho agora e ir pra rua, porque você vai se sujar, vai ter poeira, vai ter os gases dos carros, vai ter a sujeira da rua e cigarro. Não tem como ficar limpo".

E a higiene íntima? Para o professor Gilvan Alves, a falta de limpeza somada com algumas condições, tipo roupas, pode resultar em doenças.

"Se a pessoa não faz a higiene e fica com uma calça de lycra que não é natural para o homem. Então, o calor com a falta de higiene pode causar algumas infecções. Se ficar o tempo todo com uma cueca só, aquilo abafado, num tecido sintético e aumentaria artificialmente a temperatura daquele lugar, favoreceria o crescimento de fungos e bactérias".  

E por falar em banho, o professor recomenda a entrada no chuveiro uma vez por dia e sem esponja para pessoas com pele oleosa. Já para as pessoas com pele seca, a recomendação é de banhos alternados, dia sim, dia não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.