sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SAÚDE BUCAL: Ministério da Saúde oferta 415 mil próteses dentárias à população



A população brasileira foi beneficiada com mais uma ação do SUS, desta vez na área de saúde bucal. Em 2013, foram ofertadas, de graça, 415 mil próteses dentárias. Com isso, foi superada a meta do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, que era de 400 mil unidades. Receberam as próteses pessoas que, com a falta de dentes, tinham a mastigação prejudicada, além de baixa autoestima por terem vergonha de dar um simples sorriso. Elas voltaram a se alimentar de forma adequada e a sorrir sem constrangimentos. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta semana, na abertura do 32º Congresso Internacional de Odontologia, em São Paulo. O ministro relata que a ação foi possível graças ao investimento feito pelo governo federal.

"Menos de 100 mil próteses dentárias por ano para mais de 400 mil no ano de 2013. Fez com que a gente chegasse a mil Centros Especializados Odontológicos, a mais de 23 mil equipes de odontólogos e técnicos de higiene dental, junto com equipes de atenção básica em todo o Brasil, e que a gente pudesse dar alguns saltos nos últimos três anos. Como, por exemplo, o aumento das próteses dentárias, dos laboratórios de próteses dentárias, a qualificação dos centros especializados para cuidar de pessoas com deficiências, o início da ortodontia de forma pública e gratuita pelo Sistema Único de Saúde, tratamentos mais complexos dentro do SUS."

O investimento do governo federal na produção dessas próteses dentárias foi de 169 milhões de reais. O programa Brasil Sorridente beneficia, atualmente, quase 80 milhões de brasileiros. Para saber mais sobre tratamentos dentários oferecidos de graça pelo SUS, acesse www.saude.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.