segunda-feira, 20 de outubro de 2014

OSTEOPOROSE: Cuidados e atenção especial no dia a dia são as recomendações para combater a doença

A osteoporose é uma doença que tira a resistência dos ossos.  Os idosos e principalmente as mulheres são os que mais sofrem com a osteoporose. Para combater as fraturas causadas pela doença, alguns cuidados devem ser tomados no dia a dia daqueles que alcançaram a melhor idade. É o que explica a coordenadora de atenção ao idoso do Ministério da Saúde, Cristina Hoffman.

"Dentre as principais causas da osteoporose, que é uma deficiência de cálcio, tem, então, uma relação com o processo natural de envelhecimento. As mulheres também, além de terem os ossos mais finos e mais leves. Apresentam uma maior perda de cálcio, por exemplo, durante a menopausa. Frequentar, participar de atividades na sua Unidade Básica de Saúde, cuidar da alimentação, tomar sol por alguns minutos. Então são todas ações importantes que vão colaborar."

 Aos 83 anos, Salete de Pedrosa, moradora da cidade de Niterói, Rio de Janeiro, conta como faz para lidar com a osteoporose. A aposentada ressalta que já levou alguns tombos. O último deles deixou arranhões no corpo, mas, felizmente, não fraturou nenhum osso.



"Eu tenho artrose e osteoporose, as duas coisas. Agora, a osteoporose, eu estou dando sorte de não ter me quebrado. Graças a Deus eu já levei uns quatro tombos e não me quebrei. O médico receitou cálcio, vitamina D. Agora, eu uso muito leite, que tem bastante cálcio também. Faço fisioterapia. Faço alongamentos. E estou vivendo né."



A coordenadora de atenção ao idoso do Ministério da Saúde, Cristina Hoffman, destaca, que, na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, familiares e cuidadores de idosos podem ter acesso a orientações básicas dos cuidados contra quedas dentro de casa.



"Em função dessa importância que é se trabalhar o risco de queda, por exemplo, entre as pessoas idosas, a atual caderneta de saúde da pessoa idosa, inclui uma avaliação, que é feita pelo profissional de saúde do ambiente, no sentido de prevenir queda entre pessoas idosas. Quanto também tem uma parte de orientação para pessoas idosas, familiares e cuidadores também. Como por exemplo, evitar tapete solto, piso antiderrapante, especialmente no banheiro. São várias orientações que são passadas para estimular tanto o auto cuidado, quanto prevenção."

O Dia Mundial e Nacional da Osteoporose foi lembrado nesta segunda-feira, 20 de outubro. Para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde de prevenção e orientação contra a osteoporose, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.