sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

AUDIÊNCIA PUBLICA É MARCADA POR INCERTEZAS PARA O FUTURO ECONÔMICO DE ARAPOTI.



Nesta Quinta-feira as 19:00 h,  na Câmara de Vereadores de Arapoti, aconteceu a Audiência Publica para discussão dos projetos de leis que aumenta o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano ) e o (ISSQN) Imposto sobre Serviços de Quaisquer Natureza.
Com um grande números de pessoas presentes, de vereadores, prefeito, secretários, funcionários públicos e profissionais liberais, a audiência foi marcada com inúmeras perguntas e respostas nem tanto afirmativas e esclarecedoras. A mesa dos trabalhos tendo como presidente o vereador Wesley Carneiro Ulrich, o popular (Lelo), que abriu a audiência com as falas dos vereadores,. Prefeito Braz Rizzi  e secretario de finanças   JOSIAS ZACHAROW PEDROSO,  este vindo da prefeitura de Jaguariaíva e contratado como Cargo de Confiança para a Secretaria de Finanças.

Os blocos com as perguntas ao secretario e prefeito, foram através de inscrição prévia e enviadas a mesa dos trabalhos e comentadas pelos representantes do executivo, que na maioria das vezes ficava sem respostas afirmativas, devido as incertezas dos polêmicos projetos de leis. Rizzi, disse em sua fala que as medidas são necessárias para melhorar a arrecadação da prefeitura  que passa por dificuldades financeiras e mais uma vez comentou que só esta pagando dividas da administração anterior, enfatizando que são “medidas amargas” mas necessárias, “ ninguém gosta de pagar impostos, mas a planta genérica não é atualizada a dez anos”.
O secretario de finanças em suas explicações deixava os presentes sem o entendimento necessário porque em nenhum momento ficou claro o real aumento do ISS e IPTU, mesmo com indagações dos presentes. E o próprio secretario falou que esta meio perdido, pois só faz um mês que esta no cargo, e disse mais ainda, que preferia ter vindo  no ano que vem... depois que tudo estivesse resolvido. 



Representante dos profissionais liberais e enfatizando com clareza o assunto, o Ex-Prefeito Homar Negrão deu uma aula de ISS, afirmando que aumentar o imposto é sim afugentar os prestadores de serviços em nossa cidade, dificultando ainda mais a arrecadação do imposto, abordou que durante a implantação da Industria de Papel a administração foi pra outro norte, abaixando o ISS para que  assim pudesse dar  o incentivo de instalações de industrias e prestadores de serviços na cidade, melhorando a arrecadação , sendo muito feliz na abordagem do assunto, até pelo conhecimento que tem na administração publica, deixo aqui os parabéns ao ex-prefeito, que não concordou com o aumento de 2% para 4% do Imposto sobre serviços.

Na fala dos vereadores em nenhum momento deixou claro sobre os rumos dos projetos, até porque não divulgaram o que irão fazer com referencia a votação, afirmando que irão discutirem  os projetos de lei juntamente com as emendas.
Até a Vereadora Nerilda Penna acompanhada de seu Pai o ex-Vereador Zico Penna estiveram presente na audiência e a Vereadora aproveitou para dizer que este aumento, enviado pelo Prefeito, foi uma indicação de sua autoria e disse ter algumas emendas que não sabia se seriam usadas pelos vereadores, já que esta licenciada.

Também teve a participação dos puxa de plantão, aqueles que pulam de galho em galho para poder continuar mamando, mas no geral o Prefeito levou uma aula de como administrar o município para a população; até uma senhora falou a ele que se tivesse entregue todas as casa que estão sendo construída na Vila Santo Antônio, ele teria mais 100 IPTU a receber e neste caso teria um aumento de receita pela quantidade e não aumentando a alíquota,  Um outro senhor agradeceu ao presente de Natal que o Prefeito deu a População e que a ceia de Natal de muitas crianças estaria comprometida pelo aumento, pois teríamos que economizar agora, para poder pagar o IPTU do próximo ano.


No final após mais de duas horas de audiência, o presidente declarou encerrada a reunião deixando a população sem muitos esclarecimentos na abordagem dos projetos que aumenta o IPTU e ISS no município de Arapoti. O prefeito Braz Rizzi afirmou que o futuro dos projetos estão nas mãos dos vereadores, se votarem a favor Arapoti terá condições de alavancar os projetos para a melhoria de vida do povo de Arapoti, caso contrario o município passará por dificuldades financeiras para cumprirem seus compromissos.

6 comentários:

  1. Engraçado tudo é culpa do FErnando. Sabe para aonde vai o dinheiro, vai para as festa, José Adão cobre deles o balancete da festa do ano apssado que ate agora nao foi divulgado

    ResponderExcluir
  2. Pois é muito se falou pouco ficou claro, agora estamos nas mãos de pessoas eleitas por nós que ira votar favorável ao projeto por troca de favor e a população que se lasque. Aumentar os impostos seria a ultima saída, como disse um senhor na audiência que deveria ser reduzido primeiramente os salários do prefeito, secretários e mais demitir os comissionados, pois há servidores concursados que podem muito bem fazer o serviço, alias já o fazem so não são reconhecidos, esse bando de sanguessugas so ganha e não fazem nada pela população. Gostaria de saber quanto o senhor Telemaco esta pagando de ISS ao município por estar usando as terras ao redor do aeroporto para plantio, terras essas do povo de arapoti

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria exatamente isso que aconteceu mas uma coisa ficou claro o carlinhos e quem fez o projeto de aumento do iptu.

    ResponderExcluir
  4. Vai aumenta mais de 100% 200% e 300% depende do bairro. Mas os vereador não vão aprova

    ResponderExcluir
  5. Gostei do chipanze vai pergunta pro povo então é contra. A não ser que ele pergunte pro prefeito.

    ResponderExcluir
  6. Quem e a favor do aumento do imposto e a nerilda e o marineo gaucho da festa todo mundo viu kkkkk

    ResponderExcluir

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.