terça-feira, 24 de março de 2015

Comunidade: Vila Romana recebe primeira Sessão Itinerante de 2015


Texto e fotos: Nicole Chiaradia



Moradores comparecem e fazem reivindicações por melhorias no bairro

Aconteceu nesta segunda-feira (23) a primeira Sessão Itinerante de 2015. O local escolhido foi a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Romana. A comunidade não perdeu a chance de ver de perto o trabalho dos vereadores e fazer as suas reivindicações através de formulários disponibilizados pela Casa. Reforma no Posto de Saúde e na Creche da Vila, excesso de cães nas ruas e péssima arrecadação de lixo foram alguns dos problemas apontados pelos moradores.

Entre os quatro requerimentos discutidos e votados durante a Sessão, destacam-se dois. O vereador Claudinei José Moreira (PTC), o Toddynho, e Presidente da Comissão de Saúde da Casa apresentou pedido para que o Executivo envie informações quanto a demanda e estrutura física necessária para a implantação de novo Raio-X no Hospital 18 de Dezembro, e sobre os exames de ultrassonografia, quantos foram realizados no último quadrimestre e qual o custo do deslocamento dos pacientes para a realização dos procedimentos médicos. A vereadora Nerilda Penna (PP) solicitou informações quanto à situação do Parque Industrial do Município, para responder aos empresários ‘de forma clara e legal’. 

O Projeto de Lei Complementar 59/2015 de autoria do Executivo, que institui tratamento diferenciado e favorecido à microempresa e empresa de pequeno porte no município de Arapoti, foi aprovado em primeira discussão e votação. 

Ao final da reunião, o Presidente da Casa, Lelo Ulrich (PT), convocou Sessão Extraordinária para a próxima quinta-feira (26), às 18 horas para discussão e votação do Projeto de Lei Complementar 60/2015, de autoria do Executivo, que cria cinco vagas para o cargo de Agente de Endemias. 

A reunião realizada fora da sede faz parte do Projeto Câmara Itinerante, de autoria do vereador Lelo Ulrich, um instrumento de conscientização, participação política e de promoção da cidadania. O objetivo do projeto é incentivar e facilitar a integração entre cidadãos e o Poder Legislativo Municipal, popularizar os trabalhos da Casa e conhecer os anseios dos moradores de cada região. As Sessões Itinerantes serão realizadas três vezes por ano, ainda sem local definido. Na semana que houver Sessão Itinerante, não haverá Sessão na sede da Casa de Leis. 

Moções

Ainda durante a reunião, foram aprovados duas moções de aplauso, ambas de autoria do vereador Lelo Ulrich (PT). Professores e alunos da APAE de Arapoti participaram da reunião para receber a Moção de Aplauso em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no último dia 21 de março. A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.



Quem também foi homenageada pelo vereador, foi Fátima de Paula Pache de Almeida, ‘pelos relevantes serviços prestados como servidora pública do município de Arapoti’ da área da Saúde. “Uma pessoa que lutou todos os dias, enquanto foi servidora, por qualidade da Saúde e por melhores condições de atendimento à população que chegava ainda de madrugada no Posto de Saúde para retirar ficha”, homenageou o vereador Luis Carlos Moreira (PV).









Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.