sábado, 5 de dezembro de 2015

NILCE LOBO É A PERSONAGEM DO MÊS.




A personagem do mês e uma pessoa alegre, em humorada, hoje é presidente da Creche Nosso Cantinho, Associação São José de Assistência aos Menores de Arapoti.

VP - Descreva para nós como é a Nilce?

NILCE - Bem, é difícil falar da gente mesmo, sou uma pessoa bem extrovertida, gosto muito de gente de qualquer idade, adora estar no meio de gente, procuro ser agradável com as pessoas, e tenho isso como lema, principalmente as pessoas que está ao redor da gente, isso aprendi com meus pais, fazer sempre o bem e ser agradável com as pessoas.
                                                                            FOTO ARQUIVO PESSOAL (FACEBOOK)
Edileuza Alves Essa pessoa sempre.fala bonito

VP - A Nilce é mãe de quantos filhos e netos, quantos anos de profissão?

NILCE - Tenho um casal de filhos e netos, adoro ser avó, meus filhos Leonardo e Renata, netos Lavínia e Lívia. De profissão tenho 25 anos na área de Educação, fui professora do antigo Mobral e atendia a nossa região, pois a minha família e de Castro, com a creche eu tenho mais de 20 anos, sempre achei o trabalho aqui na creche muito importante eu e meu esposo Armênio Lobo, que sempre me apoiou nos meus trabalhos de voluntaria. A creche está chegando aos 48 anos de fundação, e desenvolve um papel social importante para cidade, pois a comunidade abraçou com carinho a nossa creche. 

FOTO ARQUIVO PESSOAL (FACEBOOK)
Último dia da catequese , já estou com saudades! Boas férias! Que Deus proteja e abençoe ricamente a vida de vcs! Amei ter vcs ao meu lado!

VP - Como é trabalhar como voluntaria?

NILCE - Hoje eu não sou mais voluntaria aqui da creche, a quatro anos fui contratada como funcionaria para dirigir este centro, mas a tempo desenvolvo trabalhos como voluntária e se as pessoas soubessem o quanto faz bem isso, seria com certeza um voluntario é um trabalho que faz bem “ fazer o bem faz bem”.

VP - Qual é a sua formação?

NILCE - Eu fiz o Ensino Médio, quando a escola era chamada de “escola normal”, trabalhei um bom tempo no Colégio Colônia Holandesa na coordenação e como os trabalhos na educação exige uma formação especifica em 1997 comecei o curso de Pedagogia e me formei em 2001, logo fiz pós-graduação em educação especial para atender crianças especiais, importante este curso porque todas crianças com necessidades especiais têm direito a escola e educação, aqui na creche vamos reservar vagas para elas.

FOTO ARQUIVO PESSOAL (FACEBOOK)
Minhas flores ! Amo!

VP - Em algum momento em sua vida profissional você pensou em trabalhar nas instituições educacionais do Governo do Estado? 

NILCE - Eu fui tão feliz em escola privada, em algum momento de minha carreira fui até incentivado pelos familiares a fazer concurso para trabalhar no estado, mas nunca senti à vontade em prestar concurso no estado.

FOTO ARQUIVO PESSOAL (FACEBOOK)
Túnel do Tempo!

VP - Todos esses anos de creche, como é trabalhar o dia todo e chegar em casa ser esposa, mãe e avó?

Eu acho que quando eu nasci, Deus provavelmente tenhas dito “Ei de ter muitas crianças” crianças é algo que faz tão bem na minha vida, Deus me deu duas lindas netas, se é algo que não me canso é estar com crianças, para mim é muito prazeroso estar com crianças, hoje trabalho mais na coordenação. 

VP - Quantas crianças a creche atende hoje e qual as idades?

NILCE - Passamos a três anos atrás devido a legislação por uma mudança de idade, antes era de 0 a 6 anos, e com a mudança na lei, as creches passaram de 0 a 4 anos, depois devem serem encaminhadas o ensino regular.

vp - Qual a importância da creche hoje para o nosso município?

NILCE - Muita, atendemos durante os 48 anos de creche muitas crianças, recebemos ajuda da comunidade da igreja católica que é uma das nossas mantenedoras, da prefeitura e fazemos várias promoções que são necessárias para a manutenção da entidade, a festa de São João Batista e destinada uma parte para a creche, e isso nos ajuda e muito pois é uma das principais rendas para a nossa manutenção.

VP - Valeu a pena sua doação para este trabalho de voluntária e se fosse hoje você faria tudo isso novamente? 

NILCE - Começaria sim, tudo de novo, hoje recebo aqui mães de crianças que estudaram nesta creche, já conversei com muitas delas, e isso é gratificante para mim, isso mostra o quanto é importante para mim, a creche não é mais um “deposito de criança”, hoje a creche é reconhecida como uma entidade educacional. 

VP - Como que você conseguiu ficar a muito tempo à frente da direção desta creche?

NILCE - O resumo disso tudo é trabalho, seriedade e muita transparência, adquiri isso porque faço sempre com muita seriedade e amor. No ano passado corremos o risco de fechar por convênios, mas graças a Deus conseguimos com o apoio da diretoria manter esta creche aberta.

VP - Hoje em dia está mais fácil de trabalhar ou está mais difícil com todas estas leis e a fiscalização? 

NILCE - Quando chega uma nova lei a gente até estranha mesmo, mas com o passar do tempo iremos ver que são necessárias algumas mudanças na lei, porque uma lei esbarra na outro o começo é difícil, mas logo as coisas se ajeitam.

VP - Para encerrar Nilce! Conta alguma Historia que de alguma forma marcou a sua trajetória na creche.

NILCE - São tantas historias, mas uma que marcou foi quando chamei o padre e disse que estava cansada, e que era necessário renovar, dar chance a outras pessoas, e o padre disse que concordava, que na verdade era cansativo mesmo e que ele já tinha vários nomes em mente; mas não demorou muito, eu estava trabalhando na Colônia Holandesa (colégio) e o padre me chamou para dizer que todos os nomes tinham falhado, e que eu teria que assumir por mais um ano. Depois disso nunca mais sai.

Nilce Lobo finalizou dizendo que adora e muito o que faz, e faz tudo com carinho e amor, realmente sua historia de vida é muito bonita mesmo, valeu a pena a conversa com alguém que semeia alegria com seu sorriso, coerência no que fala e seu imenso carinho com as crianças e funcionários da creche.

O bom mesmo é que na conversa com ela a tristeza vai embora, não sobra espaço para se ficar triste. Pessoa fantástica e maravilhosa, transmite paz e alegria, e que na luta do dia a dia receba a ajuda da nossa comunidade para continuar esse seu trabalho que é muito importante para Arapoti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.