Desde a criação até o final de 2013, o Saúde Não Tem Preço já beneficiou mais de 18 milhões de pessoas com medicamentos distribuídos gratuitamente em todo país. A ação, que faz parte do programa Farmácia Popular do Governo Federal, disponibiliza remédios de graça para hipertensão, diabetes e asma. A dona de casa, Maria das Dores dos Santos, de 66 anos, descobriu há um mês que tem hipertensão. Dona Maria conta que o diagnóstico e a prescrição do medicamento foram feitos por uma profissional cubana que participa do programa Mais Médicos.
"A pressão subiu, passei num pronto-socorro aí o médico indicou para fazer tratamento no postinho mais perto, aí encontramos essa médica cubana que é muito boa, ela quem informou, ela quem passou a receita, pega na Farmácia Popular e meu marido foi lá e pegou. Eu acho muito bacana porque a gente é pobre, não pode comprar remédio na farmácia, é muito caro, e a Farmácia Popular forneceu de graça, então eu acho muito bacana."
A presidenta da República, Dilma Rousseff, destaca que o acesso gratuito aos medicamentos faz muita diferença para aquelas pessoas com renda menor e que precisam tomar medicação de uso contínuo. A presidenta explica que o acompanhamento ficou mais fácil com a chegada de Mais Médicos no país.
"Tendo acesso aos remédios de que precisam e fazendo acompanhamento médico adequado nos postos de saúde, com certeza, as pessoas vão ter uma vida mais saudável. Agora, além de ter o remédio de graça, esse acompanhamento ficou muito mais fácil com a chegada dos médicos do Mais Médicos nos postos de saúde de todo o país."
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembra que os profissionais do programa Mais Médicos atuam em regiões onde a população mais precisa.
"Esses médicos estão indo para as áreas mais pobres do nosso País. 85% das localidades onde esses médicos estão indo trabalhar elas têm o IDH abaixo do que é a média nacional porque o critério de distribuição foi onde tem mais pobres e aonde tem mais pessoas que só tem o SUS como alternativa de atendimento."
Atualmente, mais de seis mil profissionais participam do programa Mais Médicos, beneficiando 23 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é chegar, até março, a 13 mil médicos, atingindo, assim, mais de 46 milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A partir de Hoje (07/01/2016) não mais sera possível postar comentários como anonimo.