Deputado também propõe que o consumidor seja avisado com antecedência da interrupção de serviços como água, luz, internet e telefone
“Muitas pessoas têm me perguntado o que é possível fazer para melhorar a qualidade da água e evitar os rodízios ou interrupções no abastecimento. Fiz um levantamento técnico e decidi agir com firmeza e efetividade”, afirma o deputado estadual Marcio Pauliki. Nesta terça-feira, o deputado usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para apresentar dois projetos de lei relacionados ao assunto.
Pauliki propõe que o fornecimento de água aos trabalhadores que estão desempregados e recebem até três salários mínimos não possa ser interrompido. O corte do serviço só poderá ser feito após seis meses de atraso e, após esse período, o consumidor fica obrigado a negociar a dívida com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O benefício poderá ser prorrogado por mais três meses caso os moradores do imóvel permaneçam desempregados. Além disso, esses consumidores estarão isentos de juros e multas por falta de pagamento.
“Apesar de um significativo avanço na geração de empregos com carteira assinada na última década no Brasil, o desemprego é um problema social que não pode ser ignorado. Estou buscando mecanismos jurídicos que avaliem, em parte, a situação dos trabalhadores sem emprego”, frisa. De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, o número de desempregados era 1,176 milhão de pessoas em 2014. “É um período de vulnerabilidade financeira em que o trabalhador encontra dificuldades para honrar com as despesas básicas de manutenção doméstica”, argumenta.
Pauliki também protocolou um projeto de lei que obriga que o consumidor seja avisado com antecedência quando da suspenção de fornecimento de serviço por falta de pagamento. Isso inclui telefonia, internet, TV a cabo, energia elétrica, água, esgoto, gás ou qualquer serviço oferecido mediante pagamento. A comunicação deve acontecer com, no mínimo, 48 horas de antecedência através de e-mail, sms, telefone ou entrega de comunicação no endereço onde será realizado o corte do serviço.
“Com tantos serviços contratados e muitos pagamentos para cumprir, pode acarretar esquecimentos e atrasos. O consumidor não pode ser lesado caso ocorra o lapso do esquecimento, ainda mais com meios de comunicação tão eficientes e variados”, afirma Pauliki. O deputado exemplifica que a Companhia Paranaense de Energia (Copel), ao verificar contas em aberto, realiza um corte de alerta. A chave externa é desligada e um comunicado explica como regularizar o débito e efetuar o religamento. Para Pauliki, dar essa oportunidade de regularização vem ao encontro do previsto no Código de Defesa do Consumido (Lei 8.078). “Significa o respeito às necessidades dos consumidores, sua dignidade, saúde, segurança e qualidade de vida”, enfatiza.
Finalmente duas ótimas noticias: 1 - A possibilidade do saneamento básico ser substituido por uma outra empresa 2 - Esse projeto do Marcio Paulik, não votei nele más com esse trabalho dele nas próximas ele terá muitos outros votos a mais. Com esses projetos tanto dos vereadores de arapoti a respeito do saneamento básico como a do Marcio Paulik, merece o nosso respeito, porque isso sim é olhar com carinho e respeito o lado do povo. Estamos confiantes em vocês nossos representantes.
ResponderExcluirquanto esses vereadores vão levar para trazer outra empresa pra seus mercenários.
Excluireste povo não entende nada sobre saneamento vão dar um tiro no pé pense na catástrofe que vão fazer no município.
Excluiro que esse babaca do mauro esta fazendo ai? sangue suga!, só busca a politica para se beneficiar. Vamos acordar povo arapotiense, essas pessoas que estão nesta matéria só querem ficar no poder a todo custo. mercenários!
ResponderExcluirmauro e ze adão só falam porcaria eka
ExcluirEspero que esse projeto do Sr Deputado Márcio Paulik se estenda para suas EMPRESAS também. Quero ver ele não MANDAR PRO SERASA a pessoa que ficar devendo por seis meses e ainda não cobrar nada de JUROS. KKK
ResponderExcluirSERVIÇOS como telefonia. internet e tv acabo não são serviços essências!!!!! E Além do mais várias cidades vizinhas já possuem INTERNET PARA TODOS que fornecido pela PREFEITURA MUNICIPAL.
COPEL FAZ O DESLIGAMENTO NO DISJUNTOR PARA AVISAR QUE O CLIENTE ESTÁ COM CONTAS ATRASADA.
SANEPAR FECHA O REGISTRO PARA AVISAR QUE O CLIENTE ESTÁ COM CONTAS ATRASADA.
AGORA SÓ FALTA IR TOMAR CAFÉ NA CASA DAS PESSOAS QUE NÃO REGULARIZÃO NEM O ESSENCIAL A ÁGUA E A ENERGIA.
DET MÁCIO faça projetos que diminua a desigualdade social, melhorando a acesso a escola, criando cursos de qualidade, distribuição de renda e etc. Abra sua mente, política de populismo NÃO.
O CAMINHO É EDUCAÇÃO!!!!!! VEREADORES COM NO MÍNIMO CURSO DE GESTÃO EM ALGO, OU VEREADO ESTUDANDO PARALELO AO SEU TRABALHO NA CÂMARA!!!!!!