A
Sanepar foi o assunto mais comentado na sessão ordinária da câmara de
vereadores de Arapoti, desta Segunda-Feira, a discussão mais uma vez sobre a
renovação do contrato da Sanepar (Companhia de Saneamento Básico do Paraná) com
a Prefeitura Municipal de Arapoti.
Esta renovação de contrato já foi alvo
de muitas discussões entre Sanepar e Consumidores, varias reuniões foram
realizadas no plenário da câmara de vereadores, audiência publica, foram varias
vezes marcadas e muito debatidas pela população, veículos de comunicação
divulgaram muitas e muitas matérias sobre esta renovação, além de reuniões com
o Secretario de Abastecimento e Saneamento do Paraná Mounir
Chaowiche.
Sem duvidas a maior reclamação do povo
é sobre as taxas cobradas pela companhia de saneamento, serviços prestados a
comunidade ficou a mercê de varias reclamações, o próprio secretario de estado
disse que as taxas não irão serem reduzidas, e sim aumentadas, e o povo mesmo
em algum momento revoltado com a situação fica agora mais uma vez nas mãos dos
nobres vereadores.
O projeto de renovação do contrato esta
sendo discutidos na câmara e os nobres vereadores terão mais uma vez a batuta
de aprovar esta renovação ou não, porque ou não, é que ventila nos bastidores
da câmara uma NOVA EMPRESA DE ABASTECIMENTO, que ira disputar com a Sanepar o
abastecimento de água em Arapoti.
Segundo informações o Vereador
Toddynho esteve sempre a frente na tentativa de conseguir uma nova empresa para
fazer a distribuição de água e o saneamento básico de Arapoti, olha o que diz o
Vereador.
“Á COSP (Comissão
de Obras e Serviços Públicos) recebeu recentemente um MIP, (MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO) documento este que não pode ser ignorado pela comissão por conta do mesmo demonstrar que o principio da inexigibilidade dos serviços previstos na Lei de licitação 8.666/93 esta comprometida a partir do recebimento desse documento.
Diante da pontualidade a COSP encaminhou um requerimento ao Executivo Municipal solicitando que este se posicione se ira ou não acatar o pedido já protocolado também no Executivo pela manifestante requerimento este que recebeu quatro votos favoráveis e dois votos contrários.
A COSP vem trabalhando no sentido de avaliar a questão investimento no município nos próximos 30 anos pela Concessionaria e prazo de contrato, pois a grosso modo pode se dizer que quanto maior o prazo do contrato menor deve ser a tarifa a ser cobrada, imagina-se que se tivermos um contrato de 30 anos, não podemos querer que o valor investido seja recuperado em cinco anos. Pois se for esta a linha de pensamento certamente teremos aumentos significativos nas tarifas futuras.
Importante observar que a abertura do PMI (Plano de investimento Municipal) não afetara o mérito da matéria discutida, e é uma ação unilateral do poder Executivo que não acarretara em custos ao município.
O PMI é um estudo pormenorizado da real necessidade de investimentos e gastos operacionais, e forma de recuperação de recursos a serem adotados, sem esse documento fica aleatório qualquer tipo de avaliação por qualquer poder constituído, dessa forma limita o conhecimento e poder de decisão da COSP.
O Pedido da população e a transparência das ações e serviços Públicos o que tem um peso significante. Se o gestor Municipal assim entender certamente a comissão COSP terá mais subsídios para tratar a matéria da renovação do contrato.
O que esta em discussão é os próximos 30 anos de investimento em saneamento básico e tratamento de água não podem deixar de tratar a matéria com conhecimento e seriedade necessária.”
“Deus salve a América” será que desta
vez não iremos ficar “refém” das Sanepar em Arapoti, pois sempre foi ela a detentora
da prestação de serviços no abastecimento de água em nossa cidade. Uma nova
empresa surge pra salvar os fracos e oprimidos, aqueles que não têm voz e nem
poder para decidir sobre a sua própria vida e seu valoroso bolso.
Será que teremos uma taxa justa,
serviços mais barato, rede de esgoto com percentuais mais baixo do que os 80%%?
Velemos... Mas isso esta nas mãos dos
nobres vereadores, que a população confiou o seu sagrado voto.
TA NA HORA DO POVO MOSTRAR A CARA NOVAMENTE E BOTAR PRESSÃO SOBRE A SANEPAR.
E isso aí ta na hora de renovacao
ResponderExcluirTem que ver que a impresa interessada esta sendo alvo do lava jato pesquisa pra vcs ver além do mais os nobres vereadores vão levar quanto de propina da nova empresa.
ResponderExcluirRenovação? Também falaram isso do Braz....
ResponderExcluiresses vereadores, vadios, estão enrolando todos os eleitores até o ultimo estante, depois os mesmo pega uma fatia do bolo, "R$"; A Sanepar continua no comando, os tongos dos eleitores fica chupando o dedo e sif... kkkkkkkkk
ResponderExcluirQueria perguntar pro Zelão se é verdade que a prfeitura vai ter que pagar
ResponderExcluir32 milhões para a Sanepar pelos investimentos.
João do Jardim Ceres
Hoje o saneamento básico de arapoti, como na maior parte do paraná ta monopolizado pela sanepar. Ta mais que na hora de mostrar pra sanepar que eles não tem o direito de fazer o que bem entender na maneira de como praticar os absurdos valores na taxa de água e esgoto. Se realmente acontecer de outra empresa entrar para competir com a sanepar. temos que tirar o chapeu para os vereadores.
ResponderExcluirConcordo; a competição é ótima, o monopólio nunca é bom para o mercado, mas infelizmente a água será cada vez mais cara em todo o brasil e eu não acredito que uma empresa qualquer pode dar conta do recado. Será preciso muita calma e responsabilidade dos vereadores para tomar a melhor decisão.
ResponderExcluirÉ um absurdo os valores das taxas cobradas pela sanepar . mudança ja
ResponderExcluirVereadores vamos ver se vcs são competentes mostrem pro povo do que vcs são capazes
ResponderExcluirJustifiquem os votos que ganharão facão alguma coisa de útil para o povo de arapoti
ResponderExcluirO problema da sanepar é que não existe flexibilidade por parte dos seus administradores, me faz lembrar o coronelismo. Deu pra sentir na apresentação que foi feita na câmera dos vereadores, dava a impressão que estavam debochando de nós naquele dia e tambem na visita que os nossos representantes fizeram em Curitiba. Eles ditam as regras e pronto, não tem negociação. Eu estava desacreditando nos nossos representantes, más, agora com essa atitude vocês realmente estão mostrando que estão do lado do povo. Lembro que um cidadão no dia da audiência púbrica falou o seguinte: Não queremos o valor da taxa de água e esgoto a preço de banana, más sim queremos pagar pelo justo e o que realmente consumimos. Ele esta completamente cheio de razão, é o que todo trabalhador que batalha pra ganhar um salario minimo também quer. Senhores vereadores façam valer o voto de confiança que depositamos em vocês.
ResponderExcluirO problema de contratar um empresa privada é se no futuro acontecer como aconteceu em Itu-SP, em 2014. O caso era de CALAMIDADE PÚBLICA (nesses casos era necessário uma intervenção do governo federal a pedido do município); mas como a empresa não era estatal nem municipal isto não pode acontecer e a cidade sofreu sozinha. Sem contar que mesmo com a falta d' água teve, me parece, dois aumentos já. Por favor, caros vereadores, sejam realistas e não demagogos ao tomarem as decisões. Contamos com vcs para o melhor para nossa cidade, e não o melhor para vcs.
ResponderExcluirtem vereador querendo vantagens, com essa empresa de saneamento privado!!!!!!!!!!
ResponderExcluirquero ver se empresa privada de saneamento vai dar conta de atender a população de Arapoti, vão fazer igual andirá, pegaram e a empresa privada veio so pegou o dinheiro do povo e agora estão atrás da Sanepar para voltar a tratar do saneamento de Andirá!
ResponderExcluirBoa ideia esta, mas espero que esta empresa pegue o saneamento aqui no Cerrado das Cinzas tambem porque acho que a sanepar não vai cuidar daqui se sair de arapoti.
ResponderExcluirVereadores não se esqueçam da gente
Se não tentarmos nunca vamos saber o que é melhor para o povo, vereadores vocês são bastante inteligente para tomar a decisão certa, não é porque não deu certo a tentativa em outra cidade que aqui tambem não vai dar, cada caso é um caso.
ResponderExcluirNão sei porque mexer tanto, existe um velho ditado a bosta quanto mais mexe mais fede.
ResponderExcluirSerá que esta empresa privada vai ter interesse em disponibilizar uma tarifa social, já que o problema são as taxas cobradas! Acho que não.... não da lucro para pagar as propinas para quem irá se beneficiar... e as pequenas localidades então cerrado cológeras...vila rural
ResponderExcluirEu quero ver a caixa de água pegando fogo, e os bombeiros tudo de ferias, os vereadores tomando aguinha mineral, e o povão buscando água no rio das cinzas, feliz da vida.
ResponderExcluirTaxa social arrancando do couro dos demais consumidores, ai fica fácil. Más com certeza os vereadores já estão levando em conta essa questão da tarifa social, mais sem esagerar na tarifa dos demais, e tem jeito sim de praticar uma cobrança que não seja um abuso como esta sendo feito hoje. E tenho certeza que a comissão que esta cuidando desse assunto junto com os vereadores vão encontrar solução para o problema.
ResponderExcluircomo diz o DEPUTADO JOÃO PLENÁRIO, o povo que se lasque
ResponderExcluirO povo está sendo enganado por esses vereadores, vejam os valores q essa empresa privada cobra são quase o mesmo o da Sanepar más vejam todo dinheiro que a Sanepar e revertido em todo o estado em saneamento, o prefeito, ou vereadores através de seus deputados e emendas para o saneamento municipal, agora empresa privada o estado não pode reverter nada para o município em saneamento pois a Empresa é privada agora quero ver essa empresa reverte o lucro dela para a população ou para o bolso desses vereadores q querem Empresa privada!!!!!
ResponderExcluirO povo vai na onda de pessoas que ficam fazendo fogo, como aconteceu nas eleições para Prefeito fizeram fogo, isso e aquilo e todo mundo colocava em seus carros e faixas
ResponderExcluirescrito MUIMO e agora estão chorando e reclamando, então antes de ir na onda de pessoas que ficam fazendo fogo por magoa ou politicagem, cada um deve analizar e se informar pra tomar uma decisão correta, e não uma decisão equivocada como vem acontecendo no decorrer do tempo para não ficar chorando depois............
O Povo vai na onda não!!! O povo não deve ir na onda de quem esta pensando somente no próprio rabo... querendo garantir um emprego onde faz um serviço de ma qualidade e ainda fica se achando.... Vocês os próprios funcionários é que fizeram a situação chegar a este ponto.... se trabalhassem com mais empenho a Sanepar não estaria nesta situação!!!
ResponderExcluircreio que vc nao tem agua da sanepar em sua casa, deve usar uma fonte alternativa; se usa uma fonte alternativa, entao nao tem o direito de abrir sua boca fedorenta, e se usa a agua da sanepar entao pede para desligar urgente, ja que nao esta bom para vc, vai toma agua mineral, banho no rio da cinzas se é que vc usa fazer isso, seu lixo.
ExcluirBom... Veja bem a qualidade do funcionário desta empresa... É só isso que a Sanepar tem para nos oferecer... Para de bater boca e vai trabalhar para tentar melhorar a imagem desta conceituada empresa... A Sanepar pode ser a melhor empresa do mundo... Mas não aqui em Arapoti. Quantas pessoas que estão desempregadas... que estão ganhado o salario minimo e não tem condições de pagar estes altos valores que é cobrado... E vem um sem noção defender a o que esta errado!!! Só por Deus... Só podia ser funcionário com medo de perder a mamata...
Excluirnão sei se é melhor empresa do mundo , más segundo a ultima pesquisa do Brasil esse ano ela é,agora conserteza vc e algum vereador desse que quer alguma vantagens dessa empresa privada pois na sanepar não conseguem vantagens nenhuma!!!!!!!!!!!!!!!!!
ExcluirCom certeza eu quero ter vantagem sim... esta outra empresa pelo menos vai conversar, tarifa mais baixa, melhores serviços, justificas o que esta sendo cobrado e principalmente respeitar a população , estas serão as vantagens que voou ter!!!
Excluirmas é desinformado mesmo , veja as tarifas dessa empresa que esse vereador esta querendo trazer é maior que a da sanepar!!!!!!
ExcluirVereador Toddynho e demais que estão enganjado na luta para solucionar o problema das exageradas taxas cobrada pela água não consumida, mostre para os pessimista e companheiros de plenário de vocês ai que estão contra o trabalho de vocês, que é possível sim solucionar esse caso com o trabalho que vocês estão desenvolvendo. Toddynho, uma hora dessas vou conversar com você pra te contar umas histórias como essa que esta acontecendo ai na câmera nesse caso dò saneamento básico de Arapoti, nas empresas que trabalhei sempre apresentei sugestões para melhoria nas questões ambientais econômica e segura para a empresa e tinha 10 a favor e 50 contra, eu lutava e sempre com o aval dos gerentes inplantava, ponhava em prática as idéias e davam certos, dessa maneira eu calava a boca dos invejosos, pessimistas e dos contras. E até hoje ainda existe essa resistência. Porque estou contando isso? Pra que sirva talvez a te encorajar e não desistir, que com certeza o povo vai estar com você, Pô chega de neguinho só de briguinha com o prefeito, com os companheiros de plenário, uma hora é contra a renovação com a sanepar da maneira que esta hoje, outra hora já é a favor da sanepar, é prazo de 40 dia no caso do 18 de dezembro. Vou te conta viu, olha, é melhor até não fala mais nada, porque do jeito que vai nós população tamo ralado.
ResponderExcluir